domingo, 13 de março de 2016

Como reagir quando se é desprezado por alguém? 

Por. Elis Caleone

“ O desprezo é a forma mais sutil de vingança”


Há muito a se pensar e discutir sobre desprezo, Infelizmente, existem pessoas que desprezam as outras . Existem pessoas que se julgam superiores, por aparência, condição social, nível intelectual e se sentem no direito de menosprezar os demais. O que nos resta agora é saber os mecanismos por trás do desprezo. Ser desprezado, faz-nos sentir inferior e ficamos procurando respostas que talvez não existam, atribuímos culpa a nós mesmos , achando que fizemos alguma coisa, sendo que na verdade, a pessoa que te despreza, se sente "por cima" e superior à você, ou o inverso, se sente menos, então te despreza, para te entristecer. 
 Como reagir quando se é desprezado por alguém?
Resolvi pesquisar sobre o assunto e  olha que eu encontrei :
No dicionário:
1. Ato ou efeito de desprezar.
2. Falta de apreço ou de consideração por algo ou alguém; sentimento de superioridade em relação a algo ou alguém. = DESCONSIDERAÇÃO, DESDÉM ≠APREÇO, CONSIDERAÇÃO, ESTIMA
3. Sentimento de repulsa ou aversão.

 No Wikipédia:
Desprezo é um intenso sentimento de desrespeito e antipatia. É semelhante ao ódio, mas implica um sentimento de superioridade. A pessoa desprezada é considerada indigna. Desprezo pode estar relacionada a sentimentos de indignação e amargura.
Desprezo é um desprezo forte emocional, com base na convicção da inutilidade das pessoas afectadas ou suas instituições.
O desprezo surge a partir da avaliação de outra pessoa como inferior.
O principal impacto do desprezo é uma persistente desvalorização da pessoa ou da instituição em todas as áreas possíveis e uma conseqüente não-conformidade com a pessoa ou grupo social.



Na Web:
Desprezar o outro geralmente é entendido como a pessoa esta muito cheia de si mesma, autoconfiante. Quando a pessoa despreza, ela mostra suas inseguranças em relação ao outro, a dificuldade de como proceder; muitas pessoas negam veemente o fato de desprezar o outro, dizem que foi necessário, ou mesmo que não perceberam que desprezaram, e quando se dão conta, se culpam por isso, é o mecanismo de defesa (Freud) chamado racionalização, onde se procura motivos justificáveis para as atitudes.
A pessoa desprezada por sua vez, ao se remoer por ódio, deseja a vingança, tenta entender o motivo de ação do outro, e deixa isso influenciá-lo negativamente, se deve acreditar que o problema esta em quem é desprezado e não em quem despreza.
A verdade é que quem despreza se “auto-rejeita”, porque desprezo nada mais é do que mostrar que quem despreza tem problemas relacionados à própria auto-estima e não consegue aceitar a rejeição que tem por si, e projeta essa rejeição nos outros. Acontece quando a pessoa se sentiu extremamente desprezada, e não conviveu bem com a situação, então adota o comportamento com os outros a fim de minimizar a dor sentida um dia; consciente ou inconscientemente adota se a postura: “eu te desprezo antes que me despreze”, sentindo algum domínio sobre a situação. Tudo gira em prol de não se sentir desvalorizado; é uma forma reativa, mas que não permite que o outro chegue onde deseja. Quem rejeita faz com o objetivo que o outro seja influenciado e forme uma auto-imagem negativa, onde se começa a pensar que tudo o que ele faz esta errado, e todo a culpa é atribuída a ele. Reflexos da rejeição começam a ser gerados.
Quando se é desprezado, para tentar encontrar o caminho certo, deve se analisar se o desprezo é justificável. Depois disso, analisar quem despreza, pois por mais que pareça que esta se auto-valorizando, não é bem assim, o desprezo significa falta de auto-estima, é a necessidade patologia de diminuir o valor do outro, quem despreza geralmente já se sentiu tão diminuído, tão sem importância que quer fazer com que os outros se sintam assim também é uma formação reativa que é quando os desejos são substituídos pelo oposto do desejo real.
Ha um ditado que diz “quem desdenha quer comprar”, a partir dessa compreensão quem é desprezado deve adotar a atitude mais natural possível, entendendo então o mecanismo de reação mental do outro e tal atitude. Segundo Thomas Fuller, “Muitos conseguem suportar a adversidade, mas poucos toleram o desprezo.” isso porque ao ser desprezado tentamos encontrar qual defeito nosso não foi aceito, para então tentarmos corrigi-lo, mas isso nem sempre é possível, porque quem despreza ao menos tem em vista um motivo real, isso faz com que o desprezado vá atrás de quem o despreza, fazendo com que o mesmo sinta “Poder”, continua desprezando pois naquele momento, se sente valorizado, criando um ciclo.

Sabendo também que muitos usam o desprezo também como arma de sedução, “desvalorizando o produto para levar mais barato” ou simplesmente como mecanismo de defesa, o que deve se fazer é avaliar a situação e sempre ter em mente que o que não se pode alcançar é melhor desprezar, por que assim ninguém precisa reconhecer suas falhas e deficiências,então o ‘ defeito’ pode não estar necessariamente em você, e sim nos sentimentos que os outros tem em relação a você.
Desprezar os outros pode ser entendido quando a pessoa: está com seu foco muito concentrado nela mesma ou nos seus problemas; está com medo da interação por insegurança (não sabe ao certo como proceder); está numa fase muito egoísta (não se importa muito com outras pessoas); está com pavor social; ou é muito tímida e introspectiva (vive mais no seu mundo particular). “Ocorre muito de a pessoa desprezar e não saber disso, pois na verdade enxerga esse seu comportamento como uma autodefesa, principalmente nos casos da fobia social e da timidez. Elas negam esse comportamento de desprezo, pois para elas foi só um ato necessário naquele momento. Após algum tempo, podem perceber que desprezaram e se culpam internamente”, diz Marcelle Vecchi (terapeuta neurolinguística)
        Então.... Como reagir quando se é desprezado por alguém?

Interagir é preciso
Em qualquer tipo de interação social o indicado é agir com transparência. A terapeuta dá uma dica de como proceder quando somos desprezados. “Devemos deixar nosso orgulho de lado, nos aproximarmos dessa pessoa e dizer: "Fulano, nesse momento percebi que você me desprezou, sei que isso pode estar acontecendo sem que você perceba, por isso resolvi falar com você às claras. Se eu puder ajudá-lo de alguma forma estou à sua disposição", sugere. Se agirmos com nosso orgulho ferido, provavelmente, a conversa terá um tom de crítica ou agressividade, e ninguém ganhará com isso. A pessoa que é desprezada e guarda tudo para ela, remoendo o que aconteceu, tem grandes chances de ser afetada negativamente na sua auto-estima porque leva para o lado de se sentir diminuída, acreditando que o problema está com ela. E pode cada vez mais evitar situações por medo da rejeição. Mas muitas vezes o problema não está com quem é desprezado e sim com quem despreza.
Sem desprezo:
:: Pratique o ato de dar importância às pessoas, lembre-se que podemos aprender com qualquer um; evite selecionar pessoas, pois todas são importantes
:: Lembre-se que os seus problemas são do mesmo tamanho dos de qualquer um, só parecem maiores porque são seus, compartilhe-os, você pode encontrar soluções que não havia pensado
:: Procure agir com transparência, mesmo que for para não interagir - "Desculpe-me, mas agora não estou com vontade de conversar, assim que eu melhorar te procuro"
:: No caso da timidez - lembre-se que todos somos do mesmo tamanho, ninguém é melhor ou pior, não tenha medo da opinião dos outros, você também tem muito a contribuir
Quem despreza os outros na verdade se ‘auto-rejeita’
O desprezo é um comportamento de muitas faces. Ele pode comprometer a imagem que os outros têm a respeito de nós, como também dificultar as relações. A psicóloga clínica Vera Márcia Paráboli Milanesi, pós-doutorada pela Universidade de São Paulo, falou ao Diário sobre este problema:
Diário da Região - O que se deve entender por desprezo? As pessoas confundem o conceito?
Vera Márcia Paráboli Milanesi - Desprezo é um sentimento de desdém, falta de estima ou de consideração pelo outro, que se manifesta por comportamentos de desvalorização e rejeição. Quem despreza não leva em consideração gostos, personalidade, necessidades e sentimentos do outro. Quem despreza não quer enxergar o outro como um ser humano com os mesmos direitos e necessidades.

Diário - O que leva uma pessoa a adotar o comportamento de desprezar os outros?
Vera Márcia - Na verdade o desprezo pelo outro revela um desequilíbrio emocional, pois a atitude saudável para todo ser humano é reconhecer o seu próprio valor e também os valores do outro com quem se relaciona. Somente esse reconhecimento possibilita o desenvolvimento de uma relação gratificante, em que há verdadeira troca e crescimento. Geralmente quem despreza tem problemas com sua auto-estima e não consegue se aceitar verdadeiramente e essa auto-rejeição acaba se transformando em rejeição pelos outros. Isso pode vir de longa data. Há situações em que a pessoa já se sentiu um dia extremamente desprezada e sofreu muito por isso. Para tentar minimizar a dor causada por esse desprezo, acabou, consciente ou inconscientemente, adotando esse comportamento com relação aos demais. Cria-se, assim, de forma inconsciente, a seguinte linha de raciocínio: “Devo desprezar antes de ser desprezado”, ou “devo desprezar para não ser desprezado”. Tudo isso pode se dar no nível inconsciente e é uma defesa contra a dor de se sentir desvalorizado. Infelizmente, esse tipo de comportamento reativo não permite que o indivíduo atinja seu verdadeiro objetivo - obter consideração e afeto do outro - e seu desprezo gera mais frieza e desconforto em suas relações atuais. Cria-se aí uma cadeia sem fim de desencontros e sofrimento psíquico.

Diário - Há pessoas que sempre desprezam, mas não percebem que agem assim? O que acontece nestes casos?
Vera Márcia - Sim, pessoas que não conseguem elaborar seus sentimentos, que não se conhecem suficientemente, podem achar que seu comportamento é absolutamente normal e saudável. Podem, inconscientemente, estar negando seu comportamento e a causa geradora do mesmo. Por exemplo: um desprezo ocorrido na infância por parte de um dos pais. Para tentar minimizar ou neutralizar esse sofrimento, busca desprezar antes de ser desprezado, mas o que encontra é, mais uma vez, a dor e a insatisfação.

Diário - Como lidar com o desprezo? Quando nos sentimos desprezados, o que fazer para que não sejamos afetados?
Vera Márcia - Quem se sente desprezado deve, em primeiro lugar, fazer uma auto-análise para ver se seu sentimento está compatível com o comportamento dos outros ou se é fruto de uma carência que precisa ser cuidada, muitas vezes com uma ajuda profissional. Se a conclusão for que a atitude está compatível com o desprezo real do outro, é necessário tentar entender que o desprezo, na verdade, demonstra uma falta de equilíbrio de quem está desprezando. Importantíssimo perceber que embora à primeira vista pareça que aquele que despreza está se valorizando excessivamente, é o inverso que está acontecendo, pois o desprezo significa falta de auto-estima, está gerando uma necessidade patológica de diminuir a importância dos outros. Quem despreza já se sentiu um dia tão pequeno e sem importância que para ir contra esse sentimento tem de provar que o outro também não é importante. Quem é desprezado deve lembrar-se, então, do velho ditado: “Quem desdenha quer comprar”, para saber que, de alguma forma, possui qualidades ou características que o outro valoriza, mas que, por medo de se sentir desvalorizado, não consegue admitir e muito menos expressar. A partir dessa compreensão, o comportamento será o mais natural possível.

Diário - Como agir com quem nos despreza?
Vera Márcia - No nível das relações humanas, devemos sempre tentar “agir” e não “reagir” aos comportamentos dos outros. Assim, nossas ações devem ser pautadas por nossos desejos e necessidades, e não devem ser nunca reações à atitude de desprezo do outro. A partir da compreensão do funcionamento mental do outro, percebendo que ele, na verdade “despreza o que quer comprar”, podemos “agir” com naturalidade e não “reagir” ao seu desprezo. Para entendermos bem a diferença entre ação e reação, podemos imaginar a seguinte situação: se eu preciso do favor de alguém e não consigo solicitá-lo por ter sentido que essa pessoa me desprezou, estou apenas reagindo ao seu comportamento. Se, ao contrário, consigo ver que o seu desprezo é um problema dele e não meu, consigo solicitar meu favor e aumentar a possibilidade de atingir meu objetivo.

Diário - Que influência o desprezo pode ter na auto-estima das pessoas, no seu poder de interação com os demais?
Vera Márcia - Todo ser humano precisa ser respeitado e valorizado como um ser único. O desprezo, portanto, vai de encontro a essa necessidade humana e fere a auto-estima. Desprezo gera desprezo: quem se sente desprezado terá uma tendência a desprezar os outros quando esse sentimento não é bem elaborado e assimilado.

Diário - Que dicas você dá para que evitemos o desprezo?
Vera Márcia - Para não agir com desprezo, a pessoa tem de, em primeiro lugar, ser capaz de reconhecer-se como um ser humano único e diferente de todos os demais. Conhecer suas qualidades e valorizá-las para poder amar-se como realmente é. Somente quando consegue se valorizar poderá também valorizar o outro como um ser único, e, embora diferente, também merecedor de consideração e respeito. Essa é a atitude saudável esperada de todo ser humano, mas infelizmente nem todos conseguem trabalhar seus sentimentos para agir assim.
          Fontes: Diário Web & Longevidade.net.

0 comentários: