terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Por que eu sou pessimista?


     
  
     A nossa forma de ser e de pensar são moldadas por fatores genéticos e ambientais. Hoje em dia se considera que os fatores genéticos, isso é herdados biologicamente pelos nossos pais, são responsáveis por 25% do nosso temperamento. Os outros 75% seriam então causados por fatores ambientais (família, amigos experiências de vida, etc.).
     Dessa forma a maior parte do que você é ou pensa (e pensa que é) foi aprendida. Entre as coisas que você aprendeu está o pessimismo. Sim, você não nasceu pessimista, mas foi ensinado a cultivar o pensamento negativo logo na sua infância. Isso não quer dizer que alguém quis deliberadamente te ensinar a ser pessimista, pelo contrario, de modo geral o pessimismo e derrotismo nos são ensinado com a maior das boas intenções. Os adultos a nossa volta aprenderam a acreditar que o mundo é um lugar cruel e hostil e que tudo nessa vida é difícil, dessa forma se você esperar sempre pelo pior nunca ficará decepcionado. Por isso você cresceu ouvindo coisas como:
A vida é difícil
Dinheiro não cresce em árvores
Isso é coisa para ricos
Você sonha demais
Sucesso e dinheiro são para poucos
     Dessa forma você foi internalizando a ideia de que a chance de fracasso é muito maior do que a probabilidade de sucesso. Mas isso não é nem de longe a verdade.

É possível mudar isso?

    Felizmente sim!  Da mesma forma como você foi ensinado a ser pessimista, outras pessoas foram educadas com base no otimismo. Assim sendo se o pensamento negativo foi algo aprendido o pensamento positivo também pode ser aprendido. Porém não posso ser irresponsável e lhe dizer que isso é uma coisa fácil. Desconstruir velhos hábitos e formas de pensar pode ser algo muito trabalhoso, mas é possível! E os resultados compensam as dificuldades. Aqui vão alguns passos e dicas para chegar nesse objetivo:

Saiba como vencer os pensamentos negativos

Como adquirir o hábito de ser otimista
 (pensar positivo)

Introspecção
    A introspecção é o processo de olhar para dentro de si mesmo, é ato de tentar se conhecer e compreender os seus medos, desejos, magoas, em fim tudo que faz de você quem você é. O ato da auto-observação constante faz com que se compreenda onde se está errando e o que pode ser mudado.  Esse processo seria uma espécie de autoanálise constante cujo objetivo é a autotransformação.
  
Mantenha-se motivado
    Decompondo a palavra motivação temos as palavras Motivo+ação, ou seja, motivação seria o que move o sujeito para algum lugar, para agir de uma determinada forma.  Manter-se motivado é ter em mente objetivos claros para a vida. Ao contrario das demais pessoas os otimistas costumam ter uma visão concisa do que querem para o seu futuro. Dessa forma o passo mais importante para mudar a forma de pensar é estabelecer metas claras para o seu futuro.

Tenha coragem
     Pensamentos negativos são reflexos do medo, medo de não ter sucesso, medo de errar, medo da opinião dos outros. É natural possuir esses temores, porém é irracional ficar aprisionado por eles. A única forma segura de vencer o medo é encarando ele de frente. Fracassar e ser vítima da opinião dos outros pode até ser ruim, mas não é o fim do mundo.       

Mude a forma de encarar os problemas
     Todo mundo tem problemas, isso é algo muito óbvio. Entretanto algumas pessoas enxergam os empecilhos da vida apenas como coisas passageiras e outros já acreditam que eles são barreiras intransponíveis. A questão é não manter a sua atenção na dificuldade, mas buscar soluções. As pessoas que obtém sucesso na vida não são aquelas que tiveram menos dificuldades, mas aquelas que aprenderam a vencê-las ou conviver com as situações difíceis. Quando começar a pensar assim vai perceber que os problemas nada mais são que desafios cuja finalidade é te tornar mais forte.   

Esteja aberto a outras possibilidades
     A maioria dos problemas se estende por que não se consegue encarar as coisas por outro ângulo.  Você já deve conhecer a máxima: “se fizer as coisas do mesmo jeito vai obter os mesmo resultados”, se os resultados são negativos faz-se necessário tentar fazer algo diferente. O maior problema é que nem sempre nos ocorre outras formas de solução. Assim sendo é de estremas importância manter a mente aberta para opinião de outras pessoas, principalmente quando você se enxerga em um beco sem saída.

Ponha a mão na massa
     As coisas desse mundo têm o seu preço e não é por que você pensa positivo que tudo vai cair de graça no seu colo. Sempre é necessário esforço para se conseguir o que se deseja. Mas o esforço não é algo ruim, já imaginou se tudo fosse fácil? A vida iria ser extremamente sem graça, como um filme previsível ou jogar contra um adversário fraco.

 Se livre dos pensamentos negativos e ruins   
      Quando as ideias pessimistas ou negativas surgirem não as cultive e nem dê atenção para elas. Pensamentos são como linha em um carretel, quanto mais você puxar sentimentos do novelo negativo mais deles você vai ter na sua frente.

Curta a vida!
     O otimismo está diretamente ligado ao prazer de viver. Quando se está feliz se fica mais propenso a ver o lado bom das coisas. Por isso divirta-se mais! Não viva apenas para cumprir obrigações e tenha em mente que o lazer é uma necessidade tão real quanto comer e dormir.  

Fonte:  leia mais aqui





0 comentários: