sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Como sair da depressão: Veja como vencer esse problema sem ajuda de remédios

 8

Como sair da depressão

        É natural sentir tristeza em alguns momentos da vida, ainda que não saibamos exatamente por que estamos tristes. Em geral essa melancolia é passageira, o problema é quando ela se torna permanente e começa a nos roubar a alegria de viver. A tristeza nos leva a sentir coisas como:

  •       Vontade de chorar
  •       Dificuldades de dormir
  •       Falta de energia
  •       Falta de vontade de fazer as coisas que gosta
  •       Dificuldade de se concentrar
  •       Vontade de sair menos e ficar mais tempo sozinho
  •       Comer para se consolar ou perder o apetite
        Esses são indícios de que você está deprimido, isso não quer dizer necessariamente que está em depressão, se quiser saber mais sobre a diferença entre a depressão e a tristeza leia O que é Depressão.


Por onde começar?
         Como já disse a tristeza tira a sua energia e motivação e por mais que você perceba que precisa mudar isso e dar um basta nesse estado emocional, fica difícil dar o primeiro passo para superar a depressão. Por isso, antes de tudo, é necessário que você compreenda que não é refém dos teus sentimentos e emoções. Sim! Você é um agente ativo na sua vida e existem coisas que você pode fazer para mudar seu estado emocional

        É possível que você não tenha força para fazer isso sozinho, por isso torna-se importante pedir a ajuda de outras pessoas (amigos, familiares e se necessário profissionais), não se engane achando que eles pensam que você está bem. O Apoio de outras pessoas é fundamental para uma melhora definitiva.

Descubra de onde vem a sua tristeza
        Isso não é um segredo, porém as pessoas quase sempre se esquecem de que aquilo que você pensa influencia na forma como você se sente. Por isso os psicólogos costumam pedir aos seus pacientes que anotem o que eles estavam pensando e fazendo quando foram acometidos por uma forte emoção (por exemplo, a tristeza). De modo geral pedimos para que o paciente preencha uma tabela como essa:
Tabela de controle da depressão
Hora
O que sentiu?
O que estava fazendo?
O que estava pensando?
11:00
Um vazio imenso
    Lavando louças
Estou ficando velha e nunca vou ser nada na vida
Essa imagem é ilustrativa a tabela deve se representar um dia completo do paciente.
        No exemplo acima a paciente (vamos chamá-la de J) percebeu que ficava mais triste nos momentos em que estava sozinha em casa quando os filhos iam para a escola e o marido estava trabalhando. Com a ajuda do psicólogo ela compreendeu que a sua tristeza estava no fato de ver seus filhos crescendo e ela não ter outro projeto de vida além de ser mãe e esposa.
     
Lidando com pensamentos automáticos
        O que você precisa entender é que quanto mais escuta esse tipo de pensamento (chamado automático), mais você acredita neles, menos você faz para mudar isso e pior você se sente. Por isso é necessário se livrar deles.
        Uma vez que esses pensamentos foram encontrados, eles precisam ser confrontados para saber se são realistas ou não, e o que é possível fazer para se livrar deles.
Já falei detalhadamente sobre esse processo em:

Busque a sua felicidade
    Uma coisa que noto que existe em comum entre tantas pessoas que sofrem de depressão é a dificuldade em sonhar e buscar a própria felicidade e coisas que melhoram o seu humor. Sim a depressão retira da pessoa a alegria de viver, porém se você não der o primeiro passo em direção ao que te faz feliz irá permanecer no circulo vicioso da tristeza.
  
     Para finalizar, J sempre teve o sonho de ser professora (o pesadelo de uns pode ser a realização de outros), por isso ela resolveu voltar a estudar e fazer Pedagogia. Depois disso J passou ter mais objetivos, mais razões para viver e motivos para lutar e assim ela superou a depressão.

Vença a depressão de forma natural

        A psiquiatria considera que a depressão é causada por um desequilíbrio neuroquímico relacionado principalmente com os neurotransmissores serotonina, noradrenalina e GABA. O médico tenta reequilibrar a quantidade e produção desses hormônios no seu cérebro através das medicações, mas será possível conseguir esse equilíbrio de forma natural? Em alguns casos sim...

Tenha uma alimentação equilibrada
Para que o seu corpo sintetize os neurotransmissores acima mencionados é imprescindível que ele disponha das substâncias necessárias para construí-los. O corpo tem acesso a elas através da alimentação, desse modo uma dieta equilibrada e rica em determinados alimentos vai te auxiliar a sair de vez da depressão. Eu falei sobre esses alimentos no artigo:

Faça exercícios físicos
        Exercícios ajudam o corpo a liberar endorfina e serotonina, esses dois neurotransmissores aumentam a sensação de prazer, melhoram a disposição  física e mental e amenizam as sensações de tristeza e do  desânimo. Eles também fazem o corpo liberar adrenalina, a ausência desses (bem como de outros) hormônio está ligada à presença da depressão




0 comentários: