domingo, 3 de janeiro de 2016

Aprenda a ser mais otimista










1. Seja mais otimista
        Conhecendo pessoas deprimidas é fácil notar que elas possuem a características de ser pessimistas e derrotistas. É claro que isso é sintoma da doença, mas esses pensamentos contribuem para a continuidade da melancolia. Principalmente por que o pessimista tende a encarar os problemas como se eles fossem muito maiores do eles realmente são. Se você tem dificuldades em ver o lado positivo da vida leia Aprenda a ser otimista 

O que é pensamento positivo?

      Essa é uma parte muito importante neste artigo. O que estou propondo como pensamento positivo NÃO é aquela coisa de mentalizar o seu desejo que o universo (ou sabe se lá o que) vai materializar, este tipo de “pensamento positivo” costuma levar ao comodismo e ao fatalismo. O que estou propondo como pensamento positivo é o ato de interpretar de maneira mais otimista possível as diversas situações do cotidiano, mesmo as trágicas. Esse tipo de pensamento positivo te ajuda a enfrentar as dificuldades da vida e abraçar as oportunidades que ela lhe dá e ajuda a enxergar as possibilidades que passam despercebidas aos olhos do outros. O tipo de pensamento positivo que gostaria de propor é o que postula que a vida é o resultado do que você faz dela. 

Por que desenvolver o pensamento positivo?

     Existe diversos motivos pelo qual vale muito a pena deixar o pessimismo de lado e pensar mais positivo veja alguns:
Saúde: otimistas aprendem a lidar melhor com situações difíceis e por isso estão menos sujeitos ao stress. Como sabemos o stress é baixa a imunidade deixando o corpo vulnerável a diversos tipos de doença. Quem cultiva pensamentos positivos também está menos sujeitos a doenças de pele tal como lúpus e psoríase isso já foi cientificamente provado.

Trabalho e negócios: otimistas estão sempre mais motivados e por isso tendem a render e produzir mais no trabalho. Dessa forma eles acabam por se destacarem para os seus patrões e clientes ficando mais no topo da lista na hora de uma promoção e na preferencia da clientela. Importantes empresários ressaltam o pensamento positivo como fundamental para o para o sucesso nos negócios.
Relacionamentos: é verdade que ganhamos atenção quando somos pessimistas e reclamões, porém essa atenção é passageira. Ninguém aguenta ficar do lado de alguém negativista durante muito tempo (a não ser outro negativista). Visto isso é fácil concluir que os pensamentos negativos acabam com romances e amizades.
Felicidade: tendo uma visão otimista da vida é muito mais provável que você corra atrás dos seus sonhos e até se permita realiza-los.
Dicas para desenvolver o pensamento positivo

Mude sua forma de falar
    As palavras seguem mão dupla, elas influenciam a pessoa que as ouve, mas influenciam muito mais quem as fala. Quando você diz coisas do “tipo eu não consigo”, “nada dá certo para mim”, está exprimindo o que pensa, mas também está reforçando este modo de pensar. Evite dizer frases negativas e principalmente que diminuam e menospreze a você mesmo. Passe trocar as suas falas negativa e pessimista por outras mais otimistas.
    Evite se referir negativamente aos grupos ao qual pertence: como por exemplo, sua família, cidade, raça, nação.
Observe-se: passe a monitorar se você possui este hábito tão comum nos brasileiros que é evidenciar os próprios defeitos e menosprezar a qualidades e se perceber que possui acabe com ele o mais rápido possível.

Converse com pessoas mais otimistas
    De modo geral fazemos amizade com pessoas com as quais nos identificamos. Por esse motivo pessoas negativas tendem a ter muitos amigos pessimistas. E das reuniões feitos por esses grupos dificilmente surgem idéias de motivação e esperança. O mais intrigante é que pessoas negativas que vivem se queixando dos problemas da vida costumam ganhar mais atenção das pessoas, elas são sempre “as coitadinhas” e com esse rótulo, elas preferem continuar ganhando atenção a mudar de vida. Se o seu desejo é mudar a sua forma de pensar cerque se de pessoas que pensam e agem de maneira mais positiva.

Acumule pensamentos positivos
     Ao invés de assistir noticiários sangrentos e pessimistas que passam aos finais de tarde, procure assistir coisas que te façam rir e tragam pensamentos positivos. Assista comédias (mesmo as românticas), filme que falem sobre histórias de superação e otimismo, leia livros de autoajuda (com moderação) escute musica dançante, veja programas bobos na TV. Espante os pensamentos negativos e deixe espaço para alegria na sua vida.
     Saia do foco dos problemas! Quando notar que está pensando muito em coisas ruins: Pare! Relaxe um pouco
 
Aceite os presentes da vida
     Alguém te elogiou? Foi paquerado (a) por alguém interessante? Acredite que você merece essas coisas da mesma forma que qualquer outra pessoa e “tome posse da sua vitória” ao invés de inventar desculpas do tipo “meu chefe está querendo alguma coisa” ou “aquela gata (o) estava sorrindo para um cara atrás de mim”.

Abandone os sentimentos negativistas
     Quando começar a sentir que está sendo inundado por sentimentos de tristeza, auto piedade ou pessimismo, que pensamento deu inicio a essa sensação e decida abandoná-lo.
     Diga a si mesmo que não quer mais pensar de forma negativa e que quer mudar.  






0 comentários: