sábado, 2 de novembro de 2013

unhas dão alerta

As unhas podem dizer muito sobre nós, não só pode dizer sobre como anda a nossa saúde mas também como está o nosso estado, nosso humor, como estamos nos sentindo. O que fazer para cuidar melhor das unhas? Quais sinais nossas unhas dão e que temos que prestar atenção?
460249 450x337 A importância de cuidar das unhas
A Drª Carla, dermatologista, da algumas informações:
Unha também sofre 
As agressões semanais com o uso de acetona, lixa, alicate para remover cutícula, etc. agridem a queratina, uma substancia que reveste a unha. O uso contínuo da acetona pode ressecar as unhas e alguns esmaltes também podem provocar alergia. Você sabia que ao eliminar a cutícula, você remove uma estrutura de proteção que impede a entrada de microorganismos, como vírus e bactérias? Até mesmo sabonetes e detergentes, com todo o arsenal químico que possuem em suas composições, são agressivos, ressecam as mãos e as unhas. Com o passar do tempo, as unhas enfraquecem, descamam, podem ficar onduladas e com manchas brancas.
O que fazer para evitar esses problemas?
Para deixar as unhas bonitas e saudáveis, aí vão algumas dicas: use removedores de esmalte sem acetona. Não use lixa sobre a unha, apenas na sua extremidade. Não remova a cutícula, mas apenas afaste-a com espátula, e retire com alicate apenas o que ficou sobrando nos cantinhos. Procure uma manicure que esterilize o material usado, ou leve você mesmo seu kit pessoal. Isso evita que você entre em contato com vírus, fungos ou bactérias que podem contaminar os instrumentos mal lavados. Por fim, é aconselhável passar ao menos um dia por semana sem esmalte, e então aproveite para hidratar as unhas com um creme à base de uréia.
Quando a unha dá o alerta 
Muitas vezes, alterações das unhas das unhas são só a ponta de um iceberg. Por exemplo, unhas acentuada e originalmente arredondadas podem significar doenças pulmonares. A anemia provocada por deficiência de ferro deixa as unhas arqueadas. Problemas no funcionamento da tireóide deixam as unhas quebradiças. Estrias longitudinais nas unhas podem aparecer em pessoas com artrite reumatóide ou com doenças vasculares, ou com doenças específicas da pele, como o líquen plano. Feito o diagnóstico, com um profissional da área, deve-se tratar a doença que, inicialmente gerou a alteração nas unhas. Nos idosos é comum aparecer estrias nas unhas, porém nesse caso isso é considerado normal.
Fonte: Drª Carla Ganassim
Outra parte importante de se cuidar das unhas esteticamente é para uma entrevista de emprego, os entrevistadores prestam muita atenção nas unhas, se estão feitas, se estão descascadas, se não tem nada. Segundo eles, isso pode significar se a pessoa é cuidadosa por exemplo.
Em eventos também é super importante deixar as unhas bem cuidadas, mesmo que você não pinte as unhas.
Pintar as unhas tem vários pontos positivos, se você suja a unha facilmente o esmalte ajuda a esconder, se você roe muito as unhas o esmalte ajuda a parar por causa do gosto e também porque não fica muito bonito a unhas descasada por estar roída,etc.
Cuidar das nossas unhas é sempre ótimo e positivo.


0 comentários: